Erosão ácida dental

Nos últimos tempos, muitos pacientes têm me procurado no consultório com queixa de sensibilidade dentária, e em muitos casos o meu diagnóstico foi a erosão dentária. Investigando a fundo pude constatar que a maioria desses pacientes tem o costume de tomar água com limão em jejum, para "regularizar o organismo "e, isso associado a jejuns intermitentes e novas dietas que surgiram.
O que a maioria das pessoas não sabem é que a saliva funciona como um sistema de defesa dos nossos dentes, pois possui uma função tampão, que nada mais é que manter o pH da boca equilibrado.
Quando você dorme, a quantidade de saliva diminui bastante, pois estamos em repouso, e assim com menos quantidade de saliva na boca a proteção está diminuída também. Sendo assim, ao acordar os nossos dentes estão menos protegidos.
A primeira refeição do dia, o nosso café da manhã, vai estimular a produção de saliva e fazer a boca voltar ao seu equilíbrio. Entenda por equilíbrio um pH que seja quase que neutro, porém em alguns casos, por uma série de motivos diferentes, ocorre um desequilíbrio desse pH da boca, e ela fica mais ácida.
Quando eu tenho esse desequilíbrio de pH ácido e vou ingerir um alimento mais ácido , no caso a água com limão, ocorre um processo de micro porosidade na superfície do esmalte dental, causando uma perda progressiva, que leva a sensibilidade dos dentes e além disso essas micro porosidades se tornam um local ideal para o desenvolvimento de cáries e proliferações bacterianas.
Uma dica pra quem não quer abrir mão da sua água com limão em jejum pela manhã, mesmo sabendo que ela pode trazer sensibilidade aos dentes e até cáries, é consumir algum alimento que não quebre o jejum primeiramente, como água, cafés e chás sem açúcar, e só tomar a água com o limão após 30 minutos.
A ideia é tentar regularizar o pH da boca antes de ingerir o alimento ácido, mas nem sempre isso acontecerá. Sendo assim, fique atendo, sentiu sensibilidade e usa alimentos ácidos em jejum, procure ajuda profissional.
Ficou com dúvidas? Fale comigo!
